Os associados do e-club discutem a pauta da reunião e qualquer outro assunto do clube através da sala de bate-papo ou por outros meios.
Para respeitar a privacidade dos associados dos e-clubs, alguns conteúdos das reuniões ou conteúdos pessoais são protegidos do acesso público.
Apesar de todos os Rotary E-Clubs se reunirem semanalmente e conduzirem negócios on-line, alguns deles encontram-se pessoalmente em diferentes momentos ao longo do ano, seja em projetos humanitários, jantares trimestrais ou semestrais, ou na Convenção do RI. Essas reuniões podem aumentar o companheirismo entre associados de e-clubs, contudo, elas são estritamente opcionais.
Quem participa de e-clubs?
Para líderes empresariais, profissionais e comunitários impossibilitados de ir pessoalmente a uma reunião semanal (devido à deficiência física, dificuldade de chegar ao local ou agenda muito ocupada), a opção do e-club oferece a oportunidade de trocar ideias, realizar projetos humanitários e participar do companheirismo do Rotary.
Além disso, de tempos em tempos, rotarianos que perdem uma reunião ordinária de seu Rotary Club podem participar de uma reunião on-line de e-club, um serviço útil para todos os associados. Em agosto de 2010, 360 rotarianos de 30 países faziam parte de e-clubs. Desses, 146 tinham sido associados de Rotary Clubs anteriormente, incluindo quatro ex-governadores de distrito.
A associação a um e-club requer um conjunto de competências básicas em internet, como a capacidade de navegar na internet. Os associados devem também conhecer os princípios de proteção de privacidade on-line, de modo que nenhum rotariano comprometa a informação pessoal do outro.
Além disso, é fundamental que pelo menos um dos associados fundadores do e-club seja altamente proficiente no design e na manutenção do website do e-club, o qual deve atender aos requisitos tecnológicos listados abaixo.
Quais são os padrões mínimos de funcionamento para e-clubs?
O Regimento Interno do RI permite dois e-clubs por distrito. Por esta razão, se você estiver interessado em iniciar um e-club, é importante verificar primeiro com seu governador de distrito.
Rotary E-Clubs são considerados pelo Conselho Diretor do RI como sendo globais. Embora cada e-club seja designado a um distrito, os associados podem ser de qualquer país ou área geográfica onde o Rotary esteja presente.
Para saber mais sobre as normas relativas a e-clubs, consulte o Código Normativo do Rotary (em inglês) (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/policydocuments/p… ) e o Relatório das Deliberações do Conselho de Legislação de 2010. (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/councilonlegislat… )
Quais são os requisitos tecnológicos?
Devido ao local da reunião ser em um site, cada e-club deve ter:
• Um website exclusivo.
• Um software de reuniões on-line para sediar as reuniões (ver informações sobre software disponível através de parceria do Rotary com a Citrix On-line (em inglês).
• Seções privadas do site que somente os associados podem acessar, para proteger informações pessoais.
• Sistema on-line de transações financeiras para pagamentos e contribuições.
Os e-clubs são responsáveis por todos os custos associados com manutenção de um URL e pela hospedagem de seu site na internet.
Como posso fazer parte de um e-club existente?
Do mesmo modo que os Rotary Clubs, a associação é somente por convite.